Gostaria de ajudar o seu filho a aprender a ler de uma forma eficaz e adaptada ao desenvolvimento do seu cérebro? Neste artigo, descubra estratégias baseadas na neurociência para ajudar o seu filho a aprender a ler.
Com estes conselhos, pode pôr em prática métodos de ensino que favoreçam a ativação das áreas do cérebro envolvidas na leitura e, assim, maximizar as hipóteses de sucesso do seu filho. Siga estas recomendações simples e práticas para dar ao seu filho o melhor apoio possível nesta fase crucial da sua aprendizagem.
Aumento da percentagem dos alunos mais fracos em leitura
De acordo com um inquérito recente, a percentagem de alunos com as mais baixas competências de leitura aumentou de 15,2% para 20,9%. Este aumento preocupante levanta questões sobre as políticas educativas aplicadas nos países e põe em evidência os desafios que cada sistema educativo enfrenta.
Vários factores podem explicar este aumento, nomeadamente a qualidade do ensino e vários aspectos socioeconómicos. É fundamental analisar estes resultados em profundidade, a fim de pôr em prática medidas eficazes de apoio a estes alunos com dificuldades.
Os cinco conceitos essenciais do Dr. Stanislas Dehaene para ajudar as crianças a aprender a ler
O Dr. Stanislas Dehaene, neurocientista de renome, identificou uma série de conceitos-chave para facilitar a aprendizagem da leitura. Primeiro e mais importante, ele sublinha a importância da consciência fonológica que consiste em reconhecer e manipular os sons da língua. O domínio das letras e da sua correspondência com os sons é essencial.
Para além disso, a fluência da leitura, ou seja, a capacidade de ler rapidamente e com exatidão, desempenha um papel decisivo. A compreensão do significado das palavras e das frases, a motivação e o empenhamento do aprendente completam estas cinco noções essenciais.
Para pôr em prática estes conceitos, recomenda-se utilizar métodos de ensino baseados na fonética e incentivar a leitura regular em voz alta para melhorar a fluência e a compreensão.
Utilização das áreas corticais do hemisfério esquerdo para a leitura
Uma das principais descobertas da neurociência é o facto de todos os leitores utilizarem as mesmas áreas do córtex no hemisfério esquerdo para ler. Esta descoberta é fundamental porque mostra que o processo de leitura assenta numa base cerebral comum, o que facilita a aprendizagem da leitura pelas crianças.
Ao compreender a forma como estas áreas do cérebro interagem e se desenvolvem durante a aprendizagem da leitura, os professores podem adaptar os seus métodos de ensino para maximizar a eficácia do ensino e prestar o melhor apoio possível aos alunos com dificuldades.